Na primeira aula, dia 28.01 de português instrumental do segundo semestre, a professora Eliana trabalhou com os alunos sobre comunicação de linguagem.
Logo em seguida ela passou para os alunos a leitura de um texto e a resolução de quatro questões.
No mesmo dia os alunos ficaram de apresentar na próxima aula uma pesquisa sobre meninas lobas da índia e meninos lobo.
Na segunda aula, dia 04.02 assistir e comentar sobre o filme O enigma de Gaspar Houser.
Comunicação humana e autoconhecimento.
Discutimos também as formas de imagens, de como nos apresentamos diante das pessoas. Logo após resolvemos algumas questões pessoais.
Imagem é a impressão que as pessoas têm de você.
Como eu me vejo?
Como os outros me veem?
Qual a imagem que eu gostaria de transmitir?
1. Me vejo integrado na sociedade de uma forma neutra, não chamo tanta a atenção com roupas coloridas e enfeitadas, sou discreto quando se trata do visual.
2. Acredito que não me veem de forma diferente da qual quero ser visto, apenas um cara vestido adequadamente para cada ocasião.
3. Não me imagino transmitindo uma imagem de um cara “metido” ou “patricinho” só quero que me veem do jeito que eu sou.
Depois de alguns alunos expor como achavam que eram vistos, a professora propôs que nos escolhêssemos um colega de classe para falar o que o mesmo expressava e repassava para gente.
Na aula do dia 11.02 foi iniciada com a seguinte frase:
“A única permanência é a mudança”(Heráclito-500 a.c).
Diversos fatores influenciam na mudança, tanto a genética quanto os fatores climáticos. A mudança é espontânea, natural, tanto fisicamente quanto psicologicamente. Estamos em constante mudança.
Na aula seguinte, dia 18.02 os alunos assistiram um filme no intuito de futuramente fazer uma resenha do mesmo.
O enigma de Kaspar Hauser
Kaspar Hauser é um jovem que foi trancado a vida inteira num cativeiro, desconhecendo toda a existência exterior. Quando ele é solto nas ruas sem motivo aparente, a sociedade se organiza para ajudar Kaspar, que sequer conseguia falar ou andar, mas este logo acaba se tornando uma atração popular.
O enigma de Caspar Hauser" traça um parâmetro com a teoria de Husseau.
No filme, do cineasta Werner Herzog de 1974, Kaspar Hauser é um homem de aproximadamente trinta anos que fora abandonado recém-nascido, e passara toda sua vida enclausurado em uma caverna sem contato com o mundo exterior.
Quando colocado em meio à sociedade, fora deixado numa praça pública em 1928na tentativa de civiliza-lo, com uma carta em mãos mencionando que... "se espera para ele, a carreira de aviador" tal qual seu pai.
Kaspar não falava e se quer tinha o equilíbrio para se manter em pé.
Adotado por uma família que não a de aviadores, Kaspar recebeu afeto, desenvolvia a coordenação e cognição, demonstrava certo progresso, evolução, acabando por frustrar expectativas daquele que o mantivera enclausurado para decidir o seu destino e que, não conseguindo, veio a assassina-lo.
Depois de sua morte, descobriram que havia uma anomalia em seu cérebro ( um crescimento além normal).
Para Husse considera que, querendo formar o homem da natureza, não se trata de fazer dele um selvagem e o relegar ao fundo dos bosques; mas fazer com que, inserido no turbilhão social, não se deixe aprisionar nem por suas próprias paixões nem pelas paixões dos homens, e veja com seus olhos, e sinta com seu coração, não deixando governa-lo outra autoridade que a de sua própria razão.
Para Husseau a razão é proveniente da educação e mediante ela o homem se torna racional; e viver não significa respirar, significa agir; significa fazer uso dos nossos órgãos, dos nossos sentidos, de nossas faculdades, de todas as partes de nós mesmos que nos dão o sentido de nossa existência.
O homem, segundo os empiristas, nasce como uma folha em branco se fazendo necessária a interação com o meio, e a soma de experiências para que se consiga desenvolver as bases do seu próprio destino.
SONHOS DE AKIRA
Um filme lançado em 1991, que mostra em diversas senas os sonhos do autor e diretor do filme Sonhos de Akira, com uma sequencia de imagens lindas e encantadoras, o filme preza mas a parte visual, dispensando os diálogos e mostrando partes apocalípticas e lendas japonesas.
O filme já se inicia com uma antiga lenda chamada casamento de raposa, uma cena com poucas falas onde uma mãe aconselha seu filho a não sair de casa, com os raios de sol atravessando os pingos da chuva produzindo assim uma imagem única.
Na entrada da segunda parte mostra um jardim de pessegueiros e um menino olhando os troncos de pessegueiros cortados, e se encontra com um grupo de espíritos que representam as arvores cortada.
E com o desenrolar dos trechos aparecem novos personagens e novas histórias, como “A tempestade” em que um homem é seduzido pela morte, e ainda um capitão ue se encontra com seu batalhão morto em combate, representados por corvos, e a viajem do homem que encontra um vilarejo e descobre que todos vivem sem nenhuma regalias dos dias atuais, como energia, agua mineral, etc.
Um filme interessante por ser quase sempre sem sentido, onde muda de uma cena para a outra sem deixar rastro, “sem que nem pra que”.
...Legalll D+;; ;)
ResponderExcluir